terça-feira, junho 21, 2005

Eu: estrangeiro

Inicio este blog em primeiro que tudo agradecendo a vós, que comigo partilham este espaço, apesar das nossas diferenças. Em segundo, não menos ou mais importante, a todos aqueles que me vão lendo e me acompanham num caminho ainda mais importante: na minha vida





Venho-vos escrever sobre um assunto sobre o qual não me consigo separar. Refiro-me a mim. Gostaria que soubessem que, pela primeira vez, vou fazer uma análise o mais objectiva possível sobre mim, sobre o meu estado.

Começo por perguntar-me: o que sou eu? E esta é uma pergunta tão difícil de responder. Nunca somos aquilo que imaginamos ser, ou raramente isso acontece. Não sei se existem também palavras para definir o que sou. Mas vale a pena tentar, ou não teria este texto alguma razão de existir.

Considero-me em primeiro lugar uma pessoa muito sonhadora, idealista, cheia de energia, com quanto-baste de simpatia, inteligência, humor e personalidade. Porém sou confuso. Não confuso no sentido literal da palavra, pois até me considero bastante pragmático, quando assim é necessário. Quando digo que sou confuso refiro-me à minha maneira de pensar. A palavra apropriada será até complexo, mas não numa tentativa de me exaltar através da minha complexidade, não é isso! Sou complexo porque tento sempre mostrar uma certa aparência de que comigo tudo vai bem e raramente assim o é. Não que me considere, também, um ser infeliz ou um pobre coitado que para aqui anda, porque isso também não sou! Simplesmente tenho muitas dúvidas. E são estas dúvidas que se reflectem no que sou e que partem do que quero.

É aqui que chego à segunda pergunta: o que quero eu? A resposta óbvia seria um não sei vago e pouco esclarecedor. Sei o que não quero, mas não é verdade que é sempre mais fácil saber o que não queremos? Parece-me que sim. Quero em primeiro que tudo, e numa afirmação repetitiva e sonhadora: ser feliz. A pergunta que me faço é: e não o és? Sou! Então o que quero dizer com isto?! Quero salientar o facto de necessitar de alguma estabilidade emocional. Quando se está bem ao nível dos sentimentos é porque à nossa volta tudo corre bem, ou pelo menos as coisas mais importantes correm. E neste momento, não estás completamente estável? Completamente nunca estamos, porém posso considerar que este está a ser um dos momentos mais estáveis que alguma vez tive.

Então o que se passa?! Passa-se que me sinto completamente perdido! Se por um lado vivo um momento afectivo-emocional muito bom; por outro, não me sinto bem comigo. Quais são as razões? Sinto que tenho andado a fugir. A fugir de mim próprio. Numas simples palavras: Odeio-me! Odeio quase tudo que sou! E a pergunta é: porque tenho de ser assim?! E nem posso sequer pensar em desenvolver muito mais o tema. E é aqui que estou... é neste ponto! Estou preso! E em mim vai uma revolta sem explicação. E um sufoco, uma angústia... Estou ao pé das pessoas e esboço um sorriso, por muito que não pareça, falso. São raras as pessoas que me têm conseguido soltar um verdadeiro. Preciso de GRITAR! Sabia-me bem, e talvez faça um dia destes, ir para um local onde ninguém me ouvisse para que pudesse deitar cá para fora, tudo o que tenho a dizer ao mundo! Ser(i)á uma boa terapia.

Este estado é no minimo irracional! Porque se luto contra isto por um lado, forçando-me a continuar com garra (e acreditem que foram muitas as barreiras que já transpus), por outro, sinto que este é um caminho sem fim à vista! Quando é que vou poder ser?!

Por andar nesta corda-bamba, neste estado suspenso incerto tenho-me sentido um estrangeiro! E que me desculpem os estrangeiros, que não é a eles que me refiro. Refiro-me ao facto de me sentir estranho em casa, estranho ao pé dos amigos, estranho ao pé de todas as pessoas. Como se eu tivesse deixado de ser o que era para passar a ser o que sou. Não que não considere que esteja a crescer, porque estou!

Nestes últimos tempos tenho andado numa auto-afirmação. Mas como gostava eu de regressar um pouco à minha casa, ao meu canto, à minha maneira de ser... Preciso de parar esta viagem que iniciei noutros lados, para fazer um balanço, parar mesmo um pouco solitário, mesmo que não me consiga separar de algumas pessoas!: é simplesmente impossível e sei que me vão ajudar em muito, porque gostam de mim e eu delas!

Vejamos quanto tempo dura isto. Com fé e esperança durará pouco, ou menos do muito do que poder(i)á ser.



3 comentários:

Musicologo disse...

Sê muito bem vindo à tua nova casa, e mais uma vez obrigado por partilhares um pouco de ti connosco e esperamos que gostes da estadia. Quanto ao post em si, quero apenas que saibas que a meu lado poderás sempre ser verdadeiro, ser tu próprio, porque ninguém vai ter expectativas ou julgar-te. Apenas contar sempre com honestidade e a tua amizade.
E quem não conseguir lidar contigo assim... lamentamos. Esse será sempre um passo difícil de dar, mas a selecção dos nossos amigos começa por nós próprios e por nos aceitarem tal qual nós somos. Não estás aqui para agradar a ninguém, apenas viveres feliz. Carpe diem. ***

Anónimo disse...

Hugo nunca te esqueças que a vida é so uma e que a tens de viver como tu realmente és não va le a pena viver sem sermos nos próprios..eu por exemplo tento mostrar sempre que sou triste ou feliz sou eu! E quem não gostar coloca á borda do prato, coisa que sabes que muito pouca gente se soubesse como tu és na realidade o faria..acho que não te conheço tão bem como achava á pouco tempo a atrás e quando digo pouco, quero dizer 5 anos +/-, pois isto na nossa/tua vida é "nada" nada porque não eras tens muitos mais 5os pela frente e acho que pela minha pequenissima opinião deveriam ser vividos como tu realmente és ignorando os pensamentos , palavras e acções que todos possam(incuindo eu!) ter quando mostrares quem és..pois talvez a pouka felizidade que tenho na vida é poder ser como quero e Sou na realidade !

Bjks
Brothers and Friends Forever***

SlashRose disse...

Que a nossa nova casa seja tambem a nossa nova vida, cheia de emoções novas e de efervescencia.
Aqui poderás ser quem és sem quaisquer paragem, sem fronteiras mesmo.
Quero que sejas não mais que tu...
[]
E BIBA O NOSSO NOBO BLOG CAMANDER